Saúde

Psicóloga apucaranense explica que impor limites é fundamental

Impor limites as crianças é fundamental: psicóloga dá dicas aos pais

Os pais hoje em dia sabem o quanto está difícil  educar os filhos. Educar não é uma tarefa nada fácil, demanda tempo, paciência e de certo conhecimento da parte dos pais, avós, tios, ou seja daqueles que irão educar ou cuidar da criança .

Foto: Redação

A psicóloga Luciane Félix explica que a situação é difícil mesmo. Na hora do banho é aquela choradeira; no mercado quando querem algo, choram até os pais comprarem. Só querem comer na frente da televisão ou do celular, não querem largar o celular para quase nada. Aliás, comem mexendo no celular e pouco conversam com os familiares, andam na rua com o celular na mão e até no banho levam o celular!

Educar é saber impor limites e dizer NÃO. É um desafio que, por vezes, está além das forças e convicções de muitos pais. Muitos chegam a ter medo de entrar em confronto com os filhos. Não conseguem dizer NÃO para quase nada! Com isso, prejudicam os filhos, tornando-os adultos sem limites, inseguros ou irresponsáveis.

“Quem diz SIM o tempo todo, está criando uma situação fantasiosa e distante da vida real. Como tudo na vida, impor limites é também uma questão de bom senso”, comenta a psicóloga.

Assim, desde a infância, é necessário que os pais digam NÃO para certas situações, sem receio de que a criança fique brava, chore ou que não goste mais deles.

Se a criança fizer birra, gritar, chutar, jogar coisas longe, será preciso que corrijam estes comportamentos inadequados, por exemplo, colocando a criança para pensar no que fez, ou tirando algo que ela goste muito, como o celular, bicicleta, televisão, passeios, entre outros.

Quando se dizer NÃO é importante explicar o motivo, para que a criança entenda e aprenda o correto. Às vezes, o choro ou a bagunça é um sinal de que algo não vai bem e, nestas ocasiões, as crianças pedem limites, se os pais cederem, elas ficam sem referências para a vida.

 

VEJA TAMBÉM:

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker