Saúde

Pílula anticoncepcional para homens sem hormônio pode ser realidade em breve

O objetivo é impedir o deslocamento do espermatozoide em direção ao óvulo.

A pílula anticoncepcional é uma maneira fácil e acessível para as mulheres evitarem uma gravidez indesejada desde o início de sua vida sexual. No entanto, muito se discute sobre a necessidade de os homens também terem seus métodos para dividir esta responsabilidade.

Embora o preservativo e a vasectomia sejam as opções de contracepção disponíveis para os homens atualmente, pesquisadores tentam encontrar outras alternativas. Entre elas está uma pílula sem hormônios ou efeitos colaterais, capaz de imobilizar os espermatozoides e impedir a fecundação.

Pílula anticoncepcional masculina: pesquisas

Especialistas da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) desenvolveram uma pílula anticoncepcional destinada a homens. Os pesquisadores dizem que esse método não tem carga hormonal e é reversível, ou seja, quando a pessoa parar de tomar, a fertilidade voltará ao normal.

Por ser livre de hormônios, o método não terá os efeitos colaterais que ocorrem nos contraceptivos femininos, reduzindo problemas de fertilidade causados pelo uso prolongado de pílulas anticoncepcionais em mulheres. Além disso, é uma forma de dividir a responsabilidade com os homens.

Pílula masculina: como funciona?

Seu principal objetivo é impedir o deslocamento do espermatozoide em direção ao óvulo. A velocidade com que ele navega dentro do útero torna-se insuficiente para atingir a fertilização.

Segundo a pesquisadora Claudia Treviño, do Instituto de Biotecnologia da UNAM, a pílula masculina levará em sua composição substâncias presentes em venenos de animais peçonhentos, como cobras e aranhas. Estes compostos inibem a movimentação da cauda do espermatozoide, impedindo que ele nade a distância necessária para encontrar o óvulo.

Os cientistas mexicanos estimam que os comprimidos anticoncepcionais para homens possam estar disponíveis no mercado dentro de cinco anos, e esperam que a sua eficácia chegue a 96%.

+ Dermatologista apucaranense explica técnica para tratamento contra flacidez facial

Via: Vix

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker