Comportamento

Paranaense cria absorvente sustentável e ganha “Oscar” do design mundial

Rafaella escolheu como matéria-prima a fibra de banana, material biodegradável que pode ser descartado.

A estudante do terceiro ano de design de produto da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e também do curso de especialização em design do Centro Europeu — “Soluções de impacto para o futuro”, Rafaella de Bona, 22, acaba de ser premiada pelo “iF Design Talent Award 2019”, uma versão de talentos emergentes do “Oscar” no design mundial.

O projeto premiado é devido a um absorvente interno sustentável para mulheres em situação de rua. Dos 39 vencedores de todo o mundo, a curitibana é a única brasileira a receber a premiação este ano. Ao todo foram mais de 4 mil projetos de 38 países concorrendo.

Para tornar o produto menos agressivo ao meio ambiente, Rafaella escolheu como matéria-prima a fibra de banana, material biodegradável que pode ser descartado.

Os tamanhos variam e podem ser escolhidos e destacados pela própria usuária, segundo o fluxo menstrual de cada uma. Depois é só enrolar, usar a fita de segurança para fixar o formato e colocar o item de higiene.

(Foto: Divulgação/Rafaella)

A ideia surgiu quando Rafaella decidiu se interessar sobre algum problema relacionado ao primeiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU para desenvolver seu TCC do curso no Centro Europeu.

“A intenção final é que alguma política pública considere essa necessidade, com a distribuição em postos de saúde, por exemplo, para pessoas que não podem comprar. As mulheres não escolhem menstruar, não têm culpa”, diz.

“O projeto ainda não foi oficialmente apresentado para as autoridades municipais de Curitiba. “Eles não precisam usar o meu projeto. Se despertarem para a questão, já valeu a pena.”

Com informações: Haus

VEJA TAMBÉM:

 

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker