ComportamentoModa

Fibras de bananeira viram matéria-prima de artesanato em Apucarana

Peças produzidas por artesãs apucaranenses estão ganhando espaço no mundo da moda

A “Arte Fibra Bananeira”, um dos nichos que integram a Economia Solidária e Protagonismo Feminino de Apucarana, programa criado pela Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, acaba de ser guindado ao mundo da moda.

Este núcleo de artesanato é uma das vertentes da Rede de Mulheres Solidárias, que vem ganhando total apoio da prefeitura, além de contar com o suporte da Secretaria Municipal de Agricultura e da subprefeitura do distrito de Pirapó, no processo de coleta e transporte da matéria prima – caule da bananeira – para a produção de peças.

O empreendimento é composto por oito mulheres e um “mestre artesão”, que já há um ano e meio se reúnem no Pirapó, às quartas feiras, para trabalharem com a fibra de bananeira, produzindo peças decorativas, utilitárias, bolsas e chapéus, entre outros.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A secretária da mulher e assuntos da família, Denise Canesin Machado, revela que o convite partiu da estilista catarinense Isabela Veronezzi, que conheceu o projete pelo Facebook e se interessou, por atender critérios e princípios que ela considera importante, incluindo a sustentabilidade, reciclagem, trabalho coletivo, geração de trabalho e renda e consumo consciente, conta Denise.

Segundo ela, outro fator que chamou a atenção da empresária foi o fato de o empreendimento ter participado em 2017 do “Apucarana Fashion Day”, com um belo desfile de chapéus, bolsas, cintos, boné e acessórios, desenhados pelas estilistas do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e do Vale do Ivaí (Sivale), e confeccionados pelas mulheres do empreendimento.

A estilista e ambientalista Isabela Veronezzi escolheu encomendar as peças das mulheres apucaranenses, por preencher uma lacuna importante na sua produção de moda praia, que é a “inovação responsável e colaboração sustentável”.

Atendendo ao pedido da estilista, as artesãs de Apucarana confeccionaram  bolsas moda praia e clutchs (espécie de carteiras femininas). Os acessórios fizeram parte de um desfile de moda, no dia 8 de julho de 2018, no encerramento do 3º Salão Náutico na Marina Itajaí, em Itajaí-SC.

Desfile de moda, do 3º Salão Náutico na Marina Itajaí – SC (Foto: Divulgação)

Veja também:

Tags
Mostre mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker